5 Comments

Eu fico achando que uma coisa mt forte é pensar em escala das comunidades. Qd a gente fala "vamo juntar esse grupinho e morar no meio do mato" é pq a gente entendeu que não existe solução individual, mas a gente não consegue enxergar uma solução que dê conta de mudar o brazil inteiro (imagina o mundo)

Expand full comment
author

Sim, construções comunitárias menores são válidas. Meu apontamento era mais a respeito de falar "vou mudar pro mato agora" e ignorar que também é um processo complexo, eu já vi isso sendo propagandeado como panaceia por gente que tem grana e nenhuma noção.

Expand full comment

Aí eu acho que a gente precisa falar da diferença entre sonho e plano. Eu tou 100% dentro do sonho "vamo se mudar pro mato", mas isso não é um plano (curiosamente todos os meus planos atuais de construção de comunidade são muito mais urbanos)

Expand full comment
author

Bom, aí eu me expressei mal, porque a crítica era a quem vende a ideia de que "mudar pro mato todo mundo junto" é uma solução prática e viável, sem ao menos cogitar impacto ambiental, responsabilidade e estrutura.

Expand full comment
Sep 16Liked by João Pedro Lima Gonçalves

AH COM CERTEZA, não é nem prático e nem viável e nem resolve os problemas do mundo. Conheço gente que tá fazendo isso de mudar pro mato com uma preocupação forte com sustentabilidade. Mas essas pessoas tem uma combinação de anos de planejamento, estudo, e diversos privilégios que permitem esse planejamento e estudo.

Expand full comment